20 de maio de 2014

Sinais e Vetores - Pesquisa de Moda

Para entender a moda precisamos observar o passado e o presente para assim prever o futuro. Desta forma podemos decifrar sinais e vetores que nos mostram possíveis caminhos dos quais a moda possa se basear.

Manifestações

Com as novas ondas de manifestações em diversas partes do mundo no último ano, a sociedade entrou em estado de alerta (mesmo que para alguns isso não tenha sido claro no próprio dia-a-dia). Com esses diversos problemas sociais como corrupção e desigualdade observa-se a volta de certos grupos como os punks e hippies. Chamados "tilelês", palavra referente a sons de batuque, esse grupo deixa as poucos de ser apenas um grupo interessado em certo tipo de música, mas também um grupo que pede por amor ao próximo. Dentre os manifestantes destacam-se os black-blocks, conhecidos pelos conflitos violentos com a policia e pela proteção da própria identidade.

A Causa LGBT

Com a maior aceitação de minorias como o movimento LGBT, estes tem representantes da TV, no mundo da moda e da musica. Com esta mudança surgiram também grupos mais extremistas. Nunca se houve tantos casos de homofobia e transfobia registrados como agora. Com o passar do tempo é possível que a aceitação seja ainda maior (levando em consideração a acontecimentos semelhando no passado quando negros não podiam conviver no mesmo espaço que brancos), mas é claro que conflitos vão existir enquanto passamos por essas drásticas mudanças.



• Minimalismo e Saúde

Outra nova onda que pode ser observada é o minimalismo e a preferência o natural e saudável, o corpo parece nunca ter sido tão cultuado. Diversas celebridades dizem preferir viver sem maquiagem, comer apenas produtos naturais e praticar exercícios físicos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário