21 de março de 2012

Outra face de Alice in Wonderland - Helen Oxenbury

No meu ultimo aniversario uma grande amiga me deu um box maravilhoso de “Alice no Pais das Maravilhas” e “Alice Através do Espelho” ilustrado por Helen Oxenbury. Como eu não conhecia o trabalho da artista até então, resolvi fazer uma pesquisa sobre ela. Além de falar um pouco sobre meu filme preferido na infância que é até hoje uma grande paixão.


Aqui vai a minha dica para quem quer comprar:
http://www.submarino.com.br/produto/1/21809026/box+alice+++caneca+exclusiva+gratis

Nascida na Inglaterra em 1938, estudou nas melhores escolas de arte de Londres. Seu primeiro livro saiu em 1968 nos Estados Unidos. O trabalho da artista pode ser divido em três fases:
1- De 68 a 78, ela se interessou mais especificamente por superficies e texturas, assim como pelo resultado que se pode obter utilizando o lapis de cor e canetas. Seus desenhos eram sempre finalizados, porém não tão bem trabalhados. A ilustração é rica, com muitos detalhes e cores.
2- A partir da década de 80 Helen se interessou mais fortemente aos livros ilustrados para crianças pequenas, livros estes que são associados até hoje ao seu nome. O trabalho passou a ser mais simples, porém com diversos detalhes humoristicos e as texturas passaram a ser menos importantes.
3- Hoje, Helen Exerbury trabalha pata crianças de todas a idades e até mesmo para ilustração de livros adultos.

(famosa cena da lagarta fumante)

(Alice crescendo dentro da casa do coelho)


Para quem não sabe, as aventuras de Alice foram narradas em diversos filmes e não apenas a versão de 2010 produzida por Tim Burton e a versão de 1951 (sim, é realmente velho) produzida pela Disney.
• Existe também uma versão de 1903. Esta versão é um curta e dura 8 minutos! (macabro, não?)


• Acabei de descobrir uma versão de 1933 na qual o roteiro foi reito pelo proprio autor dos livros:


• Se assustem, existe uma adaptação musical de 1972. O filme completo pode ser assistido abaixo:


• Uma versão (que me parece muito fofa) de 1985:


• Uma versão de Alice através do espelho de 1998:


• E finalmente, outra versão meio fail de 1999. Desses filmes ninguém ficou sabendo!


Existem diversas adaptações dos livros, mas essas são as que possuem maior destaque. Quem não fica curioso pra assistir todos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário